20/01/2020 às 14:13

Machu Picchu, uma cidade para se inspirar

509
2min de leitura

O renomado arquiteto inglês Norman Foster disse que "como arquiteto, se desenha para o presente, com certo conhecimento do passado, para um futuro que é essencialmente desconhecido". Seguindo esse ensinamento, em minhas viagens, sempre busco conhecer um pouco mais o passado do local e as origens de sua arquitetura, como forma de me inspirar para o futuro. E, quando a gente pensa em passado e em grandes construções da História, não tem como não pensar em Machu Picchu.

Conheci Machu Picchu em 2019 e fiquei encantada com sua arquitetura. Com 2.430m de altitude e uma construção feita pela civilização inca, que data do século XV, o local é impressionante. A arquitetura é orgânica e respeitou o terreno, integrando as construções à natureza do local e tornando-a ainda mais bonita. A cidade é toda construída em cima de uma rocha e projetada, dividida entre o setor agrícola e o urbano, que é composto por diversas áreas bem demarcadas: residencial, da saúde, religiosa, etc.

Rochas imensas, cortadas em ângulos inusitados, precisamente entalhadas e polidas à perfeição: a gente vê tudo isso e não entende como foi possível. Pouco sabemos sobre Mach Picchu, pois não ficaram registros históricos de seu passado. Mas a genialidade da construção sobre uma rocha e a perfeição dos encaixes, em uma época em que ainda não existiam argamassa, cimento e afins, causa um grande impacto. A precisão no corte de portas, escadas e janelas impressiona, ainda mais quando pensamos que, no momento da construção, o povo inca não tinha acesso a ferramentas e tecnologias que temos hoje. E temos, também, que falar dos canais - perfurados na rocha - e as fontes de água, incrivelmente arquitetados e conectados ao Império Inca.

Desde seu abandono (que não sabemos quando ocorreu) até o momento em que Machu Picchu foi "descoberta", em 1911, muito se perdeu. Os guias locais costumam dizer que o que foi perdido, com o passar dos anos, foram apenas as coberturas e telhados originais. Já pesquisadores e historiadores dizem que vemos, hoje, apenas 30% do original. De qualquer forma, a partir de 1983, Machu Picchu foi considerada Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade. E continua sendo pura inspiração!

20 Jan 2020

Machu Picchu, uma cidade para se inspirar

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

américa do sul arquitetura Karina Pontes Arquitetura machu picchu peru Trip viagem

Logo do Whatsapp