05/12/2019 às 16:58

Dubai, uma cidade projetada para encantar

685
2min de leitura

Se você já teve a curiosidade de fazer uma busca por imagens de Dubai, deve ter percebido a diversidade de construções modernas, futuristas e, até, megalomânicas existentes na cidade. Sim, porque Dubai está sempre quebrando um recorde com suas construções inovadoras: é o prédio mais alto do mundo (o Burj Khalifa, com 828 metros), é o maior shopping do mundo... É sempre uma novidade! Não é à toa que os arquitetos se encantam com Dubai!

Algumas dessas inovações se destacam, como o Burj Al Arab, o luxuoso hotel em forma de vela de barco, que ainda foi construído em uma ilha artificial, feita só para ele, e que é o primeiro hotel 7 estrelas do mundo. Ou, também, o Cayan Tower, um prédio famoso pela torção de 90 graus entre o térreo e seu topo. E, claro, o Dubai Mall, o tal maior shopping do mundo. E precisamos falar de um dos projetos mais audaciosos de Dubai: as Palm Islands.

As ilhas artificiais da cidade merecem um parágrafo a parte, principalmente quando falamos da Palm Jumeirah. Sua construção foi iniciada em 2001 e seu grande diferencial já apareceu aí, logo no início: contrariando o padrão de utilizar concreto e aço, adotado pelas grandes construções em todo o planeta, a ilha utilizou em sua construção apenas materiais naturais (areia e pedras), para harmonizar com a região. A Palm Jumeirah começou a funcionar em 2009 e impressiona de todas as formas. É um dos maiores projetos de saneamento do mundo e se estende por mais de 5 quilômetros da costa, podendo ser vista até do espaço. Com o material utilizado em sua construção, seria possível fazer um muro ao redor do planeta inteiro, com 2,5m de altura.

Mas não são só prédios e ilhas artificiais que chamam a atenção. O antigo solo árido da cidade, que se localiza em uma região desértica, foi redesenhado a partir de lagos criados artificialmente com a água do mar do Golfo Pérsico dessalinizada. Em uma região em que chove apenas cerca de 4 dias por ano, é impressionante encontrar jardins espetaculares, mantidos por um sistema de irrigação muito rigoroso.

Dubai é inteirinha planejada para assombrar os visitantes com a magnitude de sua arquitetura. E vale a pena conhecer tamanho assombro! Fui convidada a conhecer Dubai pela arquiteta e amiga Mariana, que reside lá e sabe tudo sobre a cidade. Foi uma experiência arquitetôtica incrível e com certeza inesquecível.

05 Dez 2019

Dubai, uma cidade projetada para encantar

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp